27 d September d 2023

Setembro Amarelo - Cuidados com a saúde mental

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), somente no Brasil, 86% da população sofre com algum tipo de transtorno mental, envolvendo depressão, ansiedade, fobias e transtornos de personalidade. Por isso, é fundamental conhecer algumas dicas que vão ajudar a entender como cuidar da saúde mental.

Seguem algumas dicas:

1. Cuide da Saúde Física

As atividades físicas contribuem para a capacidade cognitiva, fornecendo mais energia e aumentando a autoestima. Além disso, a liberação de endorfina durante os exercícios, conhecido popularmente como hormônio da felicidade apresenta diversos benefícios, contribuindo para sensações de bem-estar e conforto, melhorando o humor.

2. Tenha boas relações

Outra dica de como cuidar da saúde mental é cultivar bons relacionamentos. Busque estar próximo de pessoas que você ama e te fazem bem, como familiares e amigos. Manter bons relacionamentos é fundamental para viver de forma prazerosa, além de trazer sentido para nossa vida.

3. Valorize os momentos de lazer

Os momentos de lazer são muito importantes para manter a saúde mental e emocional, sejam eles como seus familiares, amigos, animais de estimação ou mesmo sozinho. Aposte em atividades que tragam alegria, como dançar, ler, desenhar, conversar, jogar ou outras opções que possam levar seus pensamentos para longe das preocupações.

Entender o papel da saúde mental para nossa vida é a melhor forma de nos convencer sobre a importância de seguir as dicas acima. Afinal, saber como cuidar da saúde mental e emocional garante melhor qualidade de vida, bem-estar e também longevidade!