25 d January d 2012

O Caminho

Projeto "Tempo de ser Caminheiro"

O CAMINHO, entidade apoiada pela Fundação Beto Studart, fundada em 13 de janeiro de 2004, com a finalidade de apoiar a reinserção social para os excluídos pelo cárcere,  foi matéria do jornal Diário do Nordeste, nesta 2ª feira 23/01/2012, acerca de suas atividades no Projeto “Tempo de ser Caminheiro”.

O projeto "Tempo de ser Caminheiro" realiza visitas ao presídio e acompanhamento às famílias dos presidiários

"Misericordioso é quem leva em seu coração as misérias dos miseráveis", essas são as palavras de São João Eudes. O santo francês, que tinha como objetivo as ações ver, sentir e agir em prol das pessoas que precisam de ajuda, serve de inspiração para um grupo de voluntários cearenses que acolhem aqueles que vivem no regime aberto ou semiaberto do sistema penitenciário de Fortaleza: a Associação Beneficente São João Eudes - O Caminho.

A experiência do projeto é diurna, os caminheiros chegam as 7horas e regressam às suas casas as 16 horas. No período da manhã, são realizadas atividades laborais e a tarde formação humana e espiritual. Os detentos trabalham na horta, fazem artesanato em cerâmica, estudam, aprendem a rezar, cantam, tocam e trabalham o lado humano e psicossocial. Cada "caminheiro" recebe, durante o período de permanência no projeto, uma ajuda de custo equivalente a 3/4 de salário mínimo e vales transportes oferecidos pela Secretaria da Justiça e Cidadania (SEJUS). O período de permanência no projeto "Tempo de ser Caminheiro" varia de seis meses a um ano, período após o qual a equipe multidisciplinar de profissionais voluntários, avaliando cada caso, encaminha o beneficiado para a seleção de emprego nas empresas que assumem parceria na reinserção destes no mercado formal de trabalho.

Leia a matéria completa, acessando: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1096824