Notícias

12 d October d 2011

Thiago Monteiro é a principal aposta do tênis brasileiro

O jovem tenista Thiago Monteiro, é uma das maiores promessas do tênis brasileiro

 

Tenista desde os 8 anos, Monteiro se compara a Nadal e espera vencer um Grand Slam júnior em 2012

Thiago Monteiro, 17 anos, uma das promessas do tênis brasileiro, é 5° colocado no ranking mundial juvenil. O tenista, que foi convidado para participar do BH Tennis Open, venceu quatro dos oito campeonatos de saibro que disputou este ano (Offenbach/Alemanha, Astrid Bowl/Bélgica, Copa Gerdau/Rio Grande do Sul e Assuncion Bowl/ Paraguai). "Aqui, na América do Sul, o tênis é muito jogado no saibro, que é onde eu treino a maior parte do tempo. É uma quadra mais lenta, onde eu estou acostumado e consigo botar bastante peso de bola", diz Thiago.

O brasileiro começou a jogar tênis aos 8 anos, influenciado pelo irmão, que já treinava o esporte. "Um dia meu irmão me levou para jogar e eu fui gostando", conta o tenista. No entanto, Thiago também praticava futebol e chegou um dia em que ele teve que optar entre a bola grande ou a pequena. "Até os 13 anos eu fui praticando os dois, então decidi continuar só no tênis. Acho que gostei mais por ser um esporte individual e ser mais fácil para mim", explica.

A história do jogador lembra bastante a de um dos melhores tenistas da atualidade, o espanhol Rafael Nadal. Além de ter se saído melhor no início também no saibro, o atual número 2 do mundo começou praticando os dois esportes e acabou apostando no tênis. Mais semelhanças?. O brasileiro também é canhoto e tem um estilo de jogo semelhante ao do "El Toro". "Acho que meu estilo de jogo é um pouco parecido com o do Nadal. Por ser canhoto, acho que consigo usar bem aquela bola abrindo na esquerda de um destro, também fico firme no fundo e prefiro a quadra de saibro", compara Thiago. "Eu me espelho no Nadal e espero poder jogar como ele um dia", completa o tenista.

Thiago teve a oportunidade de conhecer o ídolo Rafael Nadal nos treinamentos do US Open deste ano. "Foi uma experiência única. Ele coloca muita intensidade na quadra, treina muito bem e está sempre firme. Parece incansável", conta. O encontro também serviu de aprendizado para o brasileiro. "Pude até conversar um pouco com ele. Foi bom para ver como é o ritmo dos profissionais", avalia.

Outro tenista que Thiago admira é Gustavo Kuerten, o maior nome do tênis brasileiro. "Me inspiro muito no Nadal, mas tenho também como ídolo o Guga, por tudo que ele fez pelo esporte no Brasil".  O jovem acredita que o tênis vem crescendo no país, mas que ainda precisa de reconhecimento. "Faltam mais centros de treinamento, onde os atletas possam treinar com seriedade por mais tempo. Estamos evoluindo bastante nesse aspecto", acrescenta.

Visto como uma das maiores promessas do tênis brasileiro, Thiago considera que esse reconhecimento é fruto do trabalho que ele vem realizando há três anos no Instituto Larri Passos, em Santa Catarina. "Eu me sinto orgulhoso por isso. Todos os dias tento dar o meu melhor nos treinos;  nos jogos, procuro buscar meu limite. Acabou que alguns resultados apareceram, mas ainda falta muito para chegar até onde o Guga foi. Então, eu tenho que seguir com os pés no chão e manter o foco sempre", destaca.

Para 2012, o plano do atleta é entrar para o circuito profissional. "Minha expectativa é jogar mais torneios profissionais e estar bem adaptado nessa transição. Pretendo fazer alguns pontos e está entre os 500 e 600 do ranking no meu primeiro ano". Além disso, o tenista também pretende participar de Grand Slams júnior. "Vou jogar também alguns Grand Slams júnior e espero conquistar algum", finaliza.

 

 

Fonte: Redação Esportiva

 

 

Vídeos

10 anos do Projeto Faça do Deficiente um Atleta

Nossos Talentos

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias:

Entidades Apoiadas

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias:

Álbum de Fotos

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias: