14 d January d 2010

I Ceará Instrumental - De 14 a 16 de janeiro

A importância da Música Instrumental brasileira no cenário da nossa cultura é inegável. Comparada ao Jazz norte-americano, o estilo instrumental brasileiro apresenta uma extraordinária riqueza de ritmos resultado da diversidade cultural do país. O nosso Jazz é assim, uma grande jam-session com frevo, maracatu, baião, xote, coco, maxixe, embolada, batuque, samba, bossa nova e muitos outros ritmos oriundos dos quatro cantos do Brasil. Tantas possibilidades rítmicas favorecem a livre criação musical e cada vez mais instrumentistas de toda parte do Brasil surgem com novos trabalhos que surpreendem pela riqueza e criatividade musical expressada através de sons extraídos dos clássicos aos mais inusitados instrumentos musicais.

No Ceará, diferente do cartão postal pintado para o restante do país apenas como “a terra do forró”, encontramos um expressivo número de talentosos e virtuosos instrumentistas, perfeitos na execução de seus instrumentos e autores de trabalhos de qualidade inegável. Mesmo assim os instrumentistas cearenses ainda não têm um espaço dentro do seu próprio estado para mostrar seus talentos.

O mercado fonográfico local é uma máquina de reproduzir forró, e os músicos que desenvolvem um trabalho que não toca nas rádios populares enfrentam dificuldades para gravar seus discos e divulgar seus trabalhos e dificilmente encontram local para suas apresentações. Diante disso a Indica Comunicação e Eventos criou o Ceará Instrumental, evento que propõe mudar o cenário da música instrumental local, pois será o único evento do estado totalmente voltado para o gênero instrumental e instrumentistas cearenses. A cada edição o Ceará Instrumental homenageará um grande instrumentista cearense e, em 2010, fará justa homenagem a um dos principais nomes da música instrumental brasileira, o violonista e compositor maranguapense Manasses de Sousa. O Ceará Instrumental é ainda um evento que vem valorizar o instrumentista cearense incentivando a criação e produção musical dando oportunidade ao artista de ter sua obra reconhecida.

Foi idealizado para instrumentistas da capital e do interior do estado que há muito tempo anseiam por uma oportunidade de mostrar suas músicas para o público num grande evento. Primar pela qualidade musical, tornar fácil o acesso à boa música instrumental e proporcionar o conhecimento e o reconhecimento dos instrumentistas cearenses e a qualidade de suas composições, são alguns dos principais objetivos do Ceará Instrumental. Porque homenagear Manasses de Sousa? O Instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical Manassés de Souza é um dos orgulhos cearenses. O músico domina diversos instrumentos de corda.

Começou a se destacar no cenário musical na década de 70. Já tocou com alguns dos maiores nomes da MPB, como Chico Buarque, Nara Leão, Amelinha, Zé Ramalho, Raimundo Fagner e Elba Ramalho. Seu trabalho musical prima pela originalidade e criatividade, fruto de um estilo perfeito e bem pessoal de executar o violão, a viola, o cavaquinho e até mesmo a guitarra portuguesa. Manasses já compôs e produziu trilhas para diversos filmes e espetáculos de dança. Já rodou o mundo presenteando o público com seu virtuosismo e bom gosto musical.

É por essas e outras que o primeiro Ceará Instrumental homenageará esse músico que ao longo de sua carreira só engrandeceu a cena musical do Estado do Ceará. I Ceará Instrumental Data: 14, 15 e 16 de janeiro de 2010 Horário: 20h Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE Gratuito Programação Dia 14 de janeiro (quinta-feira) Assaré Band Aroldo Araújo Carlinhos Patriolino Dia 15 de janeiro (sexta-feira) Marimbanda Cainã Cavalcante Timbral Dia 16 de janeiro (sábado) Nélio Costa Manasses de Sousa Ítalo & Renno Acreditam nessa idéia Realização: Indica Comunicação e Eventos Patrocínio: Governo do Estado do Ceará Apoio Cultural: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto de Arte e Cultura do Ceará, Jornal O Povo, Calypso FM, Somatécnica, S.S. Iluminação, Digital Eventos, Grupo Aço Quer saber mais, pois entre em contato em: 85 3246.3402

indicacomeventos@gmail.com Caldeirão das Artes fone: 85 3265.1477 | 9997.7378 contato@caldeiraodasartes.com.br www.caldeiraodasartes.com.br