Apresentação musical abre as comemorações do aniversário do Conservatório Alberto Nepomuceno - Fundação Beto Studart Fundação Beto Studart

SAIBA MAIS

Apresentação musical abre as comemorações do aniversário do Conservatório Alberto Nepomuceno

Na próxima terça-feira (3), às 19h30min, o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, localizado na Avenida da Universidade 2210, será palco de muita emoção durante a apresentação musical de vinte adolescentes e jovens, atendidos pelo Projeto Cultivando Talentos, da Fundação Beto Studart.

O recital abre as comemorações de 73 anos do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e o aniversário de 2 anos do projeto, além de marcar o término do curso dos  primeiros formandos.

De acordo com a coordenadora do Projeto, Paula Franco, “o objetivo principal do projeto Cultivando Talentos é utilizar o acesso universal a música como ferramentas de inclusão social e gerar oportunidade de desenvolver potencialidades na área da música em adolescentes e jovens de família de baixa renda”.

Os jovens acompanhados recebem bolsa integral para acesso aos cursos de canto, flauta, violão, teoria e percepção musical e laboratório coral, além de recursos para transporte e alimentação.

 

Conservatório de Música Alberto Nepomuceno

A história do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno confunde-se com a própria história da música no Estado do Ceará. O patrono, Alberto Nepomuceno é considerado a maior referência do nacionalismo musical brasileiro. Vem, desde sua fundação, em 1938, aprimorando e abrindo um leque, cada vez maior, de oportunidades, oferecendo cursos de vários instrumentos para execução como solistas ou cameristas, musicalização, artes plásticas, técnica vocal, laboratório coral, além de estimular de forma permanente a formação de equipes de pesquisa, atividade obrigatória e necessária, na busca de novas descobertas, atualização e referenciais.

Nos seus três turnos de funcionamento abriga crianças, jovens e adultos, em perfeita integração, numa prova inconteste que a arte não estabelece limites ou fronteiras. O corpo docente é formado, em quase sua totalidade, por professores graduados em nível superior, muitos pós-graduados e mestres. 

Os outros estão em fase de conclusão de seus cursos superiores. Já o corpo técnico administrativo é formado por funcionários com larga experiência de secretaria, informática e atendimento ao público.

A Escola mantém pinacoteca, biblioteca, sala de som, auditório para 150 pessoas, sala para música de câmera, stúdio de canto, percussão e teclado. A parte pedagógica é orientada por dois Departamentos o de Instrumento e o de Estruturação, e duas Coordenações responsáveis pelos Cursos Noturnos. Ao todo, cerca de 400 alunos estão divididos nos cursos: Fundamental, Básico, Cursos Livre, Cursos de Formação de Adultos (FORMA), Projeto Eduque Bem Artes e Projeto Cultivando Talentos.

 

Fonte: assessoria da Fundação

 

http://www.jangadeiroonline.com.br/fortaleza/apresentacao-musical-abre-as-comemoracoes-do-aniversario-do-conservatorio-alberto-nepomuceno/

Compartilhe