Fundação Terra

A Fundação Terra é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada pelo Padre Airton Freire, numa Comunidade, denominada Rua do Lixo, de pessoas muito pobres, na periferia de Arcoverde, cidade que fica na região semiárida do Agreste do Estado de Pernambuco, no Brasil.

Apoiada pela Fundação Beto Studart até 31/12/2015

• Número de Beneficiários Diretos: 4113
  • Endereço: Rua Alfredo de Souza Padilha, S/N – São Cristóvão. Arcoverde - PE – CEP 56512-460
  • Telefone: (87) 3821-1826
  • Website: www.fundacaoterra.org.br

Oficialmente, a Fundação Terra passou a ter existência jurídica (nasceu) no dia 8 de setembro de 1984, numa comunidade conhecida popularmente como “Rua do Lixo” e que fica no entorno do antigo depósito de resíduos sólidos – “Lixão” – da cidade de Arcoverde, no semi-árido do Estado de Pernambuco, distante 256 km da Capital - Recife.

Nasceu nessa comunidade, para resgatar, literalmente, do lixo, homens, mulheres e crianças, identificados pelo Pe. Airton Freire de Lima, como o supra-sumo da miséria da cidade de Arcoverde.

A Fundação Terra desenvolve Projetos contemplando: Área Social, Área Cultural, Área da Saúde e Área Educacional.

Na Área Social, (2.224 beneficiários) desenvolve ações de: Assistência Social, Esporte e Lazer, Incentivo a Escolarização, Inserção Produtiva, Programa Alimentar, Proteção à Criança e Jovem, Proteção ao Idoso e Água Potável ;

Na Área Cultural, (170 beneficiários) desenvolve projeto Maracatu Sinhá, Curso de Música, Biblioteca Notre Damme, Grupo Percussão;

Na Área da Saúde, (5.452 atendimentos) desenvolve ações de Atendimentos à Saúde, Saúde Preventiva, Mens Sena e Projeto Resgatando Sorrisos;

Na Área da Educação, ( 1.719 beneficiário) desenvolve ações de Educação Básica, Educação Complementar e Educação Profissional.

A Fundação Beto Studart, desde 1/10/2014, também apoia a Fundação Terra através do patrocínio e apoio financeiro ao projeto "Mãos Femininas que Cuidam Semeando Arte" que tem como objetivo, ampliar as competências produtivas de mulheres artesãs da comunidade do Alto Alegre II em Maracanaú