Associação Herbert de Souza - AHS

A Associação Herbert de Souza foi criada em outubro de 1993, por um grupo de funcionários do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, que atendendo ao apelo do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, decidiu engajar-se na ação da cidadania contra a fome, a miséria e a vida. A entidade foi constituída em 7 de novembro de 2002.

Apoiada pela FBS no período de  2005 a 30/09/2018

• Número de Beneficiários Diretos: 20
  • Endereço: Sediada em Fortaleza-CE

A AHS desenvolve um trabalho voltado para pessoas em situação de risco do ponto de vista biossocial em trabalho de saúde, especialmente os portadores de tuberculose. Este trabalho conta com a parceria do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, tendo ali a sua sede e atendendo aos pacientes que são acompanhados e encaminhados pela equipe de saúde.

Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se:

• Reforço alimentar através da distribuição de cestas básicas pelo período de 6 meses para cada paciente pós-diagnóstico médico;

• Reuniões e palestras educativas

• Atendimentos, orientações e esclarecimentos educativos e preventivos para os cuidados com a saúde;

• Outras atividades educativas e assistenciais.

A Fundação Beto Studart destina mensalmente 20 cestas básicas para o reforço alimentar dos pacientes, especialmente os portadores de tuberculose.