Cássio Braga da Costa

• Naturalidade: Paracuru - CE
  • Início da concessão Bolsa Talento: 10/09/2014
  • Campo da prática: Música

Aos 15 anos de idade Cassio ingressou na Banda de Música Mestre Pixuna (Banda Musical de Paracuru) e aprimorou seus conhecimentos em saxofane. Um ano depois, já residindo em Fortaleza, passou a fazer parte da Banda de Música Juvenil Dona Luiza Távora, conhecida como Banda do Piamarta usando o instrumento musical Clarinete. Com este instrumento participou de vários concertos com a Banda do Piamarta, Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará, Orquestra Eleazar de Carvalho, além de participar em vários festivais de música.

Cassio foi um dos bolsistas selecionado para o Projeto Briançon Tempo de Brasil ano letivo 2014/2015, no Centro de Ensino Musical Hulda Lage desenvolvido pelo Conservatório de Artes Integradas de Briançon, na França. O projeto foi criado em 2006 e já contemplou 27 músicos do Ceará, que obtiveram o diploma de nível médio Certificat de fin d'études musicales (Certificado de Conclusão dos Estudos Musicais) emitido pelo Conservatório de Briançon.

“Os objetivos do projeto são: aperfeiçoar artisticamente jovens em um ambiente de alto nível musical; transmitir a língua e a cultura francesa; estabelecer uma rica troca de experiências entre os jovens, as famílias francesas e a comunidade musical de Briançon; e, especialmente, estimular a formação de músicos profissionais e o aperfeiçoamento pedagógico dos jovens professores”, explica Fernando Lage, violoncelista cearense, professor do Conservatório de Briançon e idealizador do projeto.

A concessão da Bolsa Talento pela Fundação Beto Studart, destina-se a auxiliar nas despesas pessoais e compra de instrumento, viabilizando a participação do bolsista na comunidade de Municipios da região de Briaçon, tendo como objetivo a obtenção do “Certificat de fin d’eétudes musicales”

O bolsista estuda no Conservatório de música Briaçon atingindo no seu exame de avaliação o parecer de honra ao mérito por  unanimidade do júri e felicitações.

O bolsista continua seus estudos no Conservatório Regional de Lyon.