05 d March d 2009

X Prêmio Arte na Escola Cidadã abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o X Prêmio Arte na Escola Cidadã, criado pelo Instituto Arte na Escola, da Fundação Iochpe, e dirigido a professores que lecionam arte na rede pública e privada de ensino regular. Os profissionais podem se inscrever pelo hotsite (http://www.artenaescola.org.br/premio/) até 27 de abril, em um dos cinco níveis de ensino: Educação Infantil; Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano; Ensino Fundamental 2 – do 6º ao 9º ano; Ensino Médio; e Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos – EJA. O objetivo do Prêmio é valorizar e reconhecer o professor e suas experiências educativas no ensino de Arte. Os trabalhos serão julgados e premiados por nível de ensino, (se a comissão nacional considerar que nenhuma das experiências educativas finalistas reuniu as características necessárias à sua classificação como vencedor, não haverá vencedor neste nivel). As experiências podem ser desenvolvidas nas linguagens artes visuais, teatro, dança ou música, aplicadas em 2007 e 2008.

Os professores vencedores receberão, cada um, prêmio em dinheiro no valor de R$ 7 mil. Já as escolas onde as experiências educativas forem premiadas serão contempladas com um computador e uma máquina fotográfica digital. Experiências educativas coletivas devem participar com apenas um representante da equipe e só é permitida a inscrição de um trabalho por autor. Como inovação, podem participar do X Prêmio Arte na Escola Cidadã professores que já foram vencedores de outras edições, desde que tenham sido premiados há mais de três anos, ou seja, até 2006. “Uma característica importante do Prêmio é que, mesmo tendo âmbito nacional, respeita a diversidade regional de nosso país. Os trabalhos são analisados pelos Polos da Rede Arte na Escola, cujas universidades têm uma compreensão apropriada da dinâmica local”, assinala a coordenadora do Prêmio, Mirca Bonano. A Rede Arte na Escola é composta por 53 Polos distribuídos em 24 Estados e Distrito Federal, marcando suas atividades em 47 cidades brasileiras. “Outro detalhe é a utilização da Internet, não apenas para a inscrição virtual, mas como ferramenta de interatividade e gestão de todo o processo do Prêmio.

O hotsite é um investimento contínuo e uma possibilidade de o professor mostrar sua experiência educativa e passar a criar oportunidades dentro do ensino”, ressalta. Segundo Mirca, o concurso contribui para a mobilização e visibilidade em torno do ensino da Arte além do reconhecimento do professor na escola e na comunidade. Desta forma, tem contribuído para ampliar o conhecimento da área e o exercício da cidadania. Ano após ano, o concurso atrai mais professores de todo o Brasil. Na última edição, no ano passado, foram recebidas 1.010 inscrições e premiados trabalhos de Salvador (BA), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Bauru (SP), Uberlândia (MG) e Joinvile (SC). “Isso gera diversidade de experiências educacionais inovadoras”, declarou. O X Prêmio Arte na Escola Cidadã possui quatro fases: inscrição eletrônica; pré-seleção, quando os trabalhos são analisados pelos Polos nos quais foram inscritos; seleção de finalistas pelas comissões de Avaliação Regionais; e seleção de vencedores. Os premiados, bem como os representantes das escolas, são levados para a premiação que, neste ano, será em Recife-PE, prevista para outubro. O cronograma de todas as etapas e o regulamento do concurso poderão ser consultados na página eletrônica do Prêmio. Inscrições podem ser feitas por meio do hotsite do Prêmio (clique aqui), onde é possível ter acesso ao regulamento e à ficha de inscrição com orientações para o relato do projeto. Os Polos da Rede Arte na Escola, distribuídos em todo o Brasil, estarão à disposição dos professores que solicitarem informações para a elaboração dos projetos, bem como a central do IAE no endereço eletrônico premio@artena escola.org.br e por telefone, (11) 3103-8062.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã tem como patrocinadores a Fundação Iochpe, o BRADESCO, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura do Governo Federal e conta com o apoio da UNESCO, do CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e da Revista Pátio. A realização é do Instituto Arte na Escola em parceria com o SESI Nacional (Serviço Social da Indústria). O prêmio é uma ação em sintonia com o movimento Todos pela Educação. O Instituto Arte na Escola tem como missão fomentar e qualificar o ensino da arte, em todas as regiões do País, seja por intermédio da Rede Arte na Escola e seus parceiros. Suas ações de educação continuada, produção e distribuição de materiais educacionais ao ensino da arte beneficiam dezenas de milhares de professores em todo o Brasil.

FONTE: GIFE