27 d May d 2009

Workshop "Comunicação e a Arte de Fazer o Bem"

A Agência da Boa Noticia é uma das entidades parceiras do Movimento Salvas Vidas idealizado pela Escola de Dança e Integração Social da Criança e do Adolescente (EDISCA), em apoio às vítimas das chuvas no Ceará. Neste sentido, o Presidente da ABN, jornalista Francisco Souto Paulino, informa que as latas de leite em pó e caixas de leite longa vida a serem arrecadados no Workshop “Comunicação e a Arte de Fazer o Bem” serão encaminhadas para o Movimento.

O Workshop é o evento em que a Agência da Boa Noticia fará a entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação 2009 aos vencedores em sete categorias. Vai acontecer nesta quinta-feira, dia 28, a partir de 18h, no Auditório Waldir Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. É voltado para profissionais e estudantes de Comunicação e aberto a todas as pessoas interessadas na discussão de como os profissionais de jornalismo e publicidade e meios conseguem fazer o bem com a arte da comunicação. Basta chegar e levar a doação de leite. Com mediação do jornalista Moacir Maia, diretor da Agência da Boa Notícia, o debate contará com as participações da professora e jornalista Erotilde Honório, da Universidade de Fortaleza; do produtor de vídeo Valdenor Moura, coordenador do projeto TV Janela; da coreógrafa Dora Andrade, Coordenadora da EDISCA; e da socióloga, antropóloga, pesquisadora e cineasta Peregrina Capelo, da Universidade Federal do Ceará. Como forma de ilustrar a discussão, serão apresentados vídeos de experiências bem sucedidas da arte de fazer o bem. O projeto TV Janela, desenvolvido no Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza, é uma delas.

Através de aulas teóricas e práticas, jovens recebem formação em audiovisual, multimídia, empreendedorismo e cidadania. Como resultado das oficinas, são produzidos vídeos de cerca de meia hora em que os alunos mostram o que há de bom no bairro e o que precisa ser melhorado. As produções são exibidas em espaços públicos para os moradores, que podem refletir sobre a trajetória da comunidade e seu cotidiano. O coordenador, Valdenor Moura, explica que nos vídeos há quadros como o “História da Rua”, em que antigos moradores contam para as novas gerações como a rua nasceu e se desenvolveu. Um outro quadro é o “Observatório da Comunidade”, aberto à discussão dos mais variados temas de interesse da população – de juventude a saneamento básico. Além das gravações externas, há quadros como o “Talentos do Bairro”, feito em estúdio montado pelos jovens alunos. Ali, grupos de música do Planalto Ayrton Senna, com CDs autorais gravados, têm a chance de falar do trabalho e apresentar as criações musicais.

O Projeto TV Janela, iniciado em 2003, agora faz parte do programa Pontos de Cultura, do Governo Federal em parceria com o Estado, e vai abrir a quarta turma em junho, para 20 alunos a partir de 14 anos. Sessenta jovens já foram formados e alguns já entraram no mercado de trabalho em produtoras ou como profissionais free-lancers. A EDISCA, por sua vez, é uma Organização Não Governamental criada para atender crianças e adolescentes de famílias de baixa renda de Fortaleza. Trata-se de um projeto social e de desenvolvimento humano, abrangendo formação em dança e ações nas áreas de saúde e nutrição, informática e fortalecimento do ensino formal.

Como resultado da formação proporcionada pela EDISCA. foram montados espetáculos de reconhecida qualidade no Brasil e exterior. Entre eles estão Jangurussu, Duas Estações, Mobilis e Urbes Favela. (Leia mais sobre a EDISCA na matéria sobre o Movimento Salva Vidas). PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2009 O envelope lacrado com os resultados do Prêmio Gandhi de Comunicação 2009 já está com o Presidente da Agência da Boa Notícia.

Na noite do dia 28, ele anunciará os vencedores das sete categorias: Jornalismo impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Publicidade & Propaganda, Trabalho Universitário de Jornalismo e Trabalho Universitário de Publicidade & Propaganda. Este ano, são R$ 30 mil a serem distribuídos entre os sete melhores trabalhos classificados pela Comissão Julgadora. PATROCINADORES E APOIADORES O Prêmio Gandhi de Comunicação 2009 tem como patrocinadores: Servis Segurança, Banco do Nordeste, Fundação Beto Studart, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Estação da Luz, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), e Unimed Fortaleza. Conta ainda com o apoio dos jornais Diário do Nordeste, O Estado e O Povo; Associação Cearense das Empresas de Rádio e Televisão (ACERT), Associação Cearense de Imprensa (ACI), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), PC4, Sindicato dos Jornalistas no Estado do Ceará, Universidade Internacional da Paz (Unipaz), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Ceará (Sinapro). SERVIÇO: Workshop “Comunicação e a Arte de Fazer o Bem” e entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação 2009. Dia: 28 de maio de 2009 Horário: 18h Local: Auditório Waldir Diogo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), na Avenida Barão de Studart, 1980 – Aldeota. Entrada: 1 lata de leite em pó ou uma caixa de leite longa vida.

Fonte: Boa Notícia