Notícias

16 d September d 2016

Thiago Monteiro abre caminhada do Brasil contra a Bélgica na Copa Davis contra rival que é número 14 do mundo

Atual número 101 do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), o tenista cearense Thiago Monteiro, nesta sexta-feira, faz sua estreia pelo time do Brasil na Copa Davis. E o seu adversário no duelo contra a Bélgica pelos playoffs do Grupo Mundial é David Goffin, número 14 do mundo, em jogo a partir das 9h (horário de Brasília), na quadra de piso duro e coberta da Sleuyter Arena, na cidade belga de Oostende. 


O sorteio que definiu a ordem dos jogos entre brasileiros e belgas na Davis aconteceu, ontem, 15, com Monteiro, número 2 do Brasil, dando a largada na disputa por vaga no grupo de elite da competição ante Goffin, número 1 da Bélgica, que soma 14 vitórias e seis derrotas no seu retrospecto na competição. Sobre o indigesto duelo contra Goffin, o canhoto cearense, 22 anos, comentou: estou muito contente por jogar a primeira partida contra o David Goffin. É uma partida duríssima, um jogador muito bom, que está em alto nível há uns quatro ou cinco anos, no top 20. E acho que a chave do jogo será acreditar e lutar até o último ponto e poder trazer a vitória para o Brasil. Capitão do time do Brasil na Davis, João Zwetsch lembra que Goffin tem a responsabilidade de ser o favorito na partida contra Monteiro, e isso poderá dificultar a vida do europeu. 

É um jogo muito difícil. David é um jogador de nível altíssimo, joga muito bem nesse tipo de piso, mas acho que o Thiago vai impor muitas dificuldades porque é um jogador muito competitivo, se movimenta muito bem e está sentindo muito bem a bola, mas a realidade é que o favorito é o David e este ponto é mais favorável à Bélgica. Na sequência dos confrontos do Brasil contra a Bélgica nos jogos de simples da Davis, Thomaz Bellucci, 79º no ranking da ATP, enfrenta Steve Darcis, número 103. 

O brasileiro venceu 20 dos 33 duelos que já disputou no evento, enquanto o belga soma 14 triunfos em 20 partidas. Os dois jogos da sexta são inéditos no circuito mundial do tênis. No sábado, 17, será a vez das duplas entrarem em ação, com Marcelo Melo e Bruno Soares medindo forças com Joris De Loore e Ruben Bemelmans. E no domingo, 18, último dia de disputa, os jogos de simples são invertidos, com os duelos Bellucci x Goffin e Monteiro x Darcis. 

Vice-campeã do tradicional torneio de seleções em 2015, a Bélgica caiu na atual edição logo na primeira rodada, sendo superada pela Croácia. Assim, terá que disputar a repescagem para se manter no Grupo Mundial na próxima temporada. Caminho inverso faz o Brasil, que venceu o Equador por 3 a 1 pelo Zonal Americano I, avançando para os playoffs. Agora a equipe tentará vaga na elite. Porém, a Bélgica venceu os dois confrontos contra o Brasil anteriormente, entre 1960 e 1993.

 

Notícias Relacionadas

Leia mais Notícias +

Vídeos

Recital Projeto Cultivando Talentos

Nossos Talentos

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias:

Entidades Apoiadas

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias:

Álbum de Fotos

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias: