18 d April d 2019

Programa Fortaleza Solidária

O Prefeito Roberto Cláudio apresentou em 09/04  o Programa Fortaleza Solidária, que deverá ser lançado oficialmente em 29/04. O Evento ocorreu no Teatro da EDISCA e contou com a participação representantes da sociedade civil, dentre eles a Fundação Beto Studart representada por sua vice-presidente Ana Maria Nogueira Studart Gomes.

O Programa Fortaleza Solidária, é uma nova ferramenta municipal que fortalecerá o engajamento social e o voluntariado na Cidade. “A ideia do Fortaleza Solidária é criar uma rede que envolva o poder público, a iniciativa privada e, principalmente, o terceiro setor ativo, transformador e dinâmico, que fará a transformação e a mudança na ponta. O objetivo é que, por meio de um aplicativo, possamos induzir e estimular a solidariedade e a cidadania na Cidade”, afirmou o Prefeito. Ele lembrou, também, que a novidade possibilitará estímulo ao olhar e a promoção da empatia cidadã. “Mais importante do que o apoio material em si é uma transformação de mentes, de atitudes. É a Cidade entender que a vida do outro diz respeito à nossa vida, sendo uma tarefa de todos essa mudança que desejamos”, completou.

O programa estimulará o voluntariado por meio da criação de uma rede do bem com a participação da sociedade civil, organizações não governamentais (ONGs) e instituições públicas e privadas. Para tal, será construída uma ponte entre as necessidades daqueles que precisam, por meio das instituições do terceiro setor, com aqueles que desejam promover o engajamento social, atores cidadãos.

Para facilitar a interação, a atividade contará com uma plataforma digital de mesmo nome, que após o lançamento em 29/04 disponibilizará o cadastro como organização receptora ou voluntariado. Na ferramenta, serão criados perfis vinculados às necessidades e ações sociais prestadas, promovendo inserção social entre organizações e voluntários como, por exemplo, oferta de mão de obra, promoção de formações e capacitações, doações, desenvolvimento de serviços diversos e qualquer tipo de apoio que promova o bem-estar social. A partir de então as organizações e voluntários poderão cadastrar seus perfis na plataforma, indicando áreas de atuações, disponibilidade de tempo do voluntariado e das necessidades das ONGs. Para aqueles que desejam realizar agendamento e reuniões, também existe o número telefônico (85) 3488.9356.

A Fundadora da Edisca, Dora Andrade afirmou que a expectativa é que uma nova onda de bem-estar social possa ser criada. “Quando se junta o poder público bem-intencionado, o terceiro setor e a sociedade, de fato, pela primeira vez, a gente tem uma chance real de mudar a realidade inaceitável que os mais pobres vivem. É um marco. Há muito tempo sabemos que o governo e terceiro setor individualmente não têm como agir em escala e mudar essa realidade. Quando todos esses atores se juntam, o milagre pode acontecer”, disse.

O voluntariado estimula o exercício da cidadania, espalhando e promovendo o sentimento de cooperativismo e responsabilidade social. Fortalece os vínculos sociais, os laços de fraternidade e reciprocidade, aproximando cidadãos e transformando as pessoas e a cidade em um grande organismo compromissado com o bem-estar mútuo.

Fonte da notícia: